Close Menu
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Facebook Instagram
    Central de Notícias RMC
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Central de Notícias RMC
    Início » Biomarcador se mostra capaz de agir contra câncer pulmonar agressivo
    Paulínia

    Biomarcador se mostra capaz de agir contra câncer pulmonar agressivo

    Estudos abrangem a proteína mesotelina, que tem a capacidade de atrair para perto do tumor células desejáveis para o combate ao mesotelioma
    REDAÇÃOREDAÇÃO3 de junho de 202403 minutos de leitura3

    Um biomarcador chamado mesotelina ajuda a prever a mortalidade entre pacientes com câncer agressivo pulmonar, e os pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) analisaram o potencial terapêutico da molécula contra tumores do tipo mesotelioma pleural maligno. Uma das autoras do artigo, a professora Vera Luiza Capelozzi, do Departamento de Patologia na FMUSP, detalha a pesquisa realizada e analisa a importância do marcador.

    Conforme a professora, a pleura é uma membrana que reveste os pulmões e contribui para que a expansibilidade e elasticidade dos pulmões se mantenham durante os movimentos respiratórios. Ela conta que, quando os trabalhadores são expostos a materiais como o amianto, que contém fibras de asbesto, podem surgir reações inflamatórias e, após cerca de 20 anos, pode ser desenvolvido o mesotelioma maligno.

    Segundo Vera, esse mesotelioma é um tumor altamente agressivo, razão pela qual a sobrevida dos pacientes atingidos por ele gira em torno de seis a 13 meses e sua evolução afeta todas as estruturas do tórax, como os pulmões e o coração. Ela conta que ainda não existe um tratamento efetivo direcionado, mas, em geral, os pacientes recebem o diagnóstico de necessidade de acompanhamento médico com quimioterapia. “Em geral a resposta à quimioterapia e radioterapia funciona por algum tempo, mas a resposta acaba não ultrapassando os 18 meses. Além disso, o tumor pode acabar comprometendo outras regiões do tórax”, conta.

    Proteína

    Segundo a docente, existe um gene codificado pela célula mesotelial chamado mesotelina, o qual codifica uma proteína com o mesmo nome, que tem atividade monogênica, ou seja, consegue atrair para perto do tumor células linfoides T e linfócitos, as quais são muito desejáveis para o combate aos cânceres. Ela conta que essa proteína era majoritariamente estudada em animais, mas pouco analisada em pacientes humanos, e essa foi a motivação dos pesquisadores.

    “Nós tivemos como objetivo analisar o efeito dessa proteína no paciente humano e avaliar a reformatação do chamado microambiente em que a célula tumoral cresce e progride. Isso levou ao estudo de 82 casos coletados de paciente com antecedentes de exposição ao asbesto e essa proteína acaba emergindo como uma promissora prática terapêutica, que pode coibir o crescimento e invasão dos tecidos no caso do mesmo tumor maligno”, explica.

    Marcador

    De acordo com a professora, a mesotelina esteve presente em mais de 70% dos pacientes estudados e o uso do medicamento combinado gera um anticorpo que se agrega a ela e induz uma resposta imunológica ideal para a destruição do tumor. Essa resposta, segundo ela, é basicamente formada pelos linfócitos CD8.

    “Os próximos passos são os ensaios clínicos e eles já vêm sendo realizados, mas o problema é que os pacientes morrem muito rápido, então dificilmente conseguimos realizar o acompanhamento até o estágio 3, eles não ultrapassam o estágio 1 e 2. Portanto, precisa-se de um pouco mais de tempo para recrutamento e agregação de mais pacientes para que consigamos de fato comparar esse tratamento com outros e mostrar sua eficácia”, finaliza.

    REDAÇÃO

    Assuntos Relacionados

    Saúde

    Risco cardiovascular cresce entre homens jovens e acende alerta médico

    21 de dezembro de 2025
    Saúde

    Anvisa alerta sobre riscos de canetas emagrecedoras falsas

    21 de dezembro de 2025
    Saúde

    Jornada exaustiva e solidão afetam saúde mental de caminhoneiros

    20 de setembro de 2025
    Saúde

    Prefeitura de Santa Bárbara avança na construção da nova UBS do Jardim Aranha Oliveira

    16 de julho de 2025
    Saúde

    Prefeitura de Vinhedo reinaugura UBS Casa Verde após reforma completa

    16 de julho de 2025
    Paulínia

    Paulínia se Destaca na Região Metropolitana de Campinas com Avanços Econômicos, Sociais e de Segurança

    12 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Fogos de artifício podem causar pânico, acidentes e até morte de animais, alertam veterinários

    1 de janeiro de 2026

    Novo salário mínimo de R$ 1.621 entra em vigor nesta quinta-feira

    1 de janeiro de 2026

    Alexandre de Moraes nega pedido de prisão domiciliar a Jair Bolsonaro

    1 de janeiro de 2026

    Defesa de Jair Bolsonaro apresenta novo pedido de prisão domiciliar ao STF

    1 de janeiro de 2026

    QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO LULA?

    Facebook Instagram
    • Início
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Contato
    © 2026

    Escreva o que deseja buscar e aperte Enter para realizar a busca.