
A partir desta quarta-feira (12), os usuários do aplicativo Gov.Br passaram a receber notificações sobre o vencimento de seus passaportes. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF), com o objetivo de facilitar a renovação do documento e evitar contratempos para os cidadãos.
Segundo o governo federal, os avisos personalizados são enviados pela Caixa Postal do aplicativo em três momentos distintos: oito meses antes do vencimento, três meses antes do fim da validade e após o documento expirar. A expectativa é que, até 2026, mais de 1,9 milhão de pessoas recebam essas mensagens de lembrete.
Para ter acesso ao serviço, é necessário possuir conta com nível de segurança Prata ou Ouro no Gov.Br. “Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, afirmou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, em nota oficial.
A Caixa Postal do aplicativo, disponível desde fevereiro, permite o envio de informações personalizadas a cada usuário. Desde sua criação, já foram enviadas mais de 30 milhões de mensagens sobre serviços públicos como Enem, Concurso Público Nacional Unificado (CNU), Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Emissão de Certificados Digitais e Pé-de-Meia.
A plataforma Gov.Br reúne atualmente cerca de 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8,7 mil de estados e municípios. Entre os mais utilizados estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
Os níveis de segurança Prata e Ouro determinam o grau de acesso aos serviços. O nível Prata pode ser obtido com reconhecimento facial via CNH ou pela validação em um dos bancos credenciados. Já o nível Ouro requer reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral ou leitura de QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN), garantindo maior segurança e acesso a todos os serviços digitais.