Close Menu
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Facebook Instagram
    Central de Notícias RMC
    • Início
    • Saúde
    • Emprego
    • Política
    • Sobre
    • Contato
    Central de Notícias RMC
    Início » Sintomas de dengue, chikungunya e Zika: saiba as diferenças e as possíveis complicações
    Paulínia

    Sintomas de dengue, chikungunya e Zika: saiba as diferenças e as possíveis complicações

    Infecções são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e se manifestam de forma muito semelhante; aprenda a identificar cada uma delas
    REDAÇÃOREDAÇÃO4 de junho de 202402 minutos de leitura4

    Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, existe ampla circulação no meio urbano de dengue, chikungunya e Zika, enfermidades que podem ser contraídas por meio da picada do Aedes aegypti infectado. Só entre janeiro e maio de 2024, o país confirmou 3,3 milhões de casos de dengue, um dos maiores surtos da história, além de 111 mil casos de chikungunya e 372 de Zika.

    Essas doenças têm se tornado uma preocupação cada vez maior em todo o mundo, especialmente devido às mudanças climáticas, que favorecem a disseminação dos mosquitos. Em 2022, a OMS lançou a Iniciativa Global contra os Arbovírus, unindo esforços para o monitoramento de risco, prevenção de epidemias, controle dos vetores, preparação de respostas rápidas e incentivo à pesquisa e inovação.

    Apesar de serem assintomáticas na maioria das vezes, dengue, chikungunya e Zika podem apresentar sintomas muito parecidos. Com isso, diferenciar as infecções pode ser um grande desafio. Os próprios testes hoje disponíveis acabam, muitas vezes, gerando reação cruzada e dificultando o diagnóstico preciso.

    As principais particularidades observadas em cada doença é que, no caso da dengue, a febre alta (40°C) de início súbito está sempre presente; na chikungunya, as dores articulares são muito mais fortes; e na infecção por Zika, a febre é baixa e há muitas manchas vermelhas no corpo acompanhadas de coceira intensa.

    Os sinais de alerta da dengue são dor abdominal intensa, vômitos persistentes ou com sangue, respiração ofegante, sangramento de mucosas, fadiga e desidratação. Se não tratados, podem levar a um quadro grave com hemorragias ou choque (colapso circulatório e falência múltipla dos órgãos).

    Já a chikungunya é uma doença menos grave, mas que pode deixar dores articulares crônicas como sequela. Por outro lado, a maior preocupação do Zika é a microcefalia que acontece em bebês de mães infectadas durante a gestação.

    Como não existe remédio específico para combater nenhum desses vírus, o tratamento para as três doenças é baseado em repouso, hidratação e medicamentos para amenizar os sintomas. Vale lembrar que se deve evitar anti-inflamatórios não esteroides, que podem favorecer sangramentos.

    Conheça os sintomas de cada doença no quadro abaixo:

    Download

    REDAÇÃO

    Assuntos Relacionados

    Saúde

    Prefeitura de Santa Bárbara avança na construção da nova UBS do Jardim Aranha Oliveira

    16 de julho de 2025
    Saúde

    Prefeitura de Vinhedo reinaugura UBS Casa Verde após reforma completa

    16 de julho de 2025
    Paulínia

    Paulínia se Destaca na Região Metropolitana de Campinas com Avanços Econômicos, Sociais e de Segurança

    12 de maio de 2025
    Notícias

    Duas pessoas foram presas após um veículo furar uma blitz e atropelar um guarda municipal em Paulínia (SP), nesta quinta-feira (6)

    6 de junho de 2024
    Notícias

    Veja o que abre e fecha no feriado Municipal do Sagrado Coração de Jesus, Padroeiro de Paulínia, celebrado nesta sexta-feira, 7

    6 de junho de 2024
    Educação

    A Prefeitura de Paulínia iniciou nesta terça-feira, 4, a Jornada de Formação Pedagógica “Práticas Exitosas da Educação: diálogos de professores para professores”

    6 de junho de 2024
    Últimas Notícias

    Ministério Público de SP desarticula plano do PCC para matar promotor

    30 de agosto de 2025

    STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

    30 de agosto de 2025

    Volkswagen é condenada por exploração de trabalho escravo

    30 de agosto de 2025

    Denúncias de estupros caem 3,1% no estado de SP no mês de julho

    30 de agosto de 2025

    QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O GOVERNO LULA?

    Facebook Instagram
    • Início
    • Política de Privacidade
    • Quem Somos
    • Termos de Uso
    • Contato
    © 2025

    Escreva o que deseja buscar e aperte Enter para realizar a busca.