
“Vamos bater o recorde deste ano”, disse o ministro ao participar do leilão da Autopista Fernão Dias, promovido pela B3, em São Paulo.
Renan Filho destacou que, desde o início do mandato do presidente Lula, já foram realizados 22 leilões rodoviários. “No ano que vem vamos fazer 14 novos leilões e, além de fazer muito mais coisas novas, também estamos resolvendo problemas do passado que tinham sido deixados embaixo do tapete. Isso é muito significativo para o Brasil”, afirmou.
O ministro também anunciou que estão previstos leilões de ferrovias. “Vamos realizar oito leilões ferroviários e dar uma virada no investimento ferroviário no país.”
Na tarde desta quinta, a Motiva (antiga CCR) venceu o leilão do contrato otimizado da Autopista Fernão Dias, oferecendo 17,05% de deságio sobre a tarifa de pedágio. A companhia superou a atual concessionária Arteris Fernão Dias e o Grupo EPR (Consórcio Infraestrutura MG).
O leilão faz parte da estratégia do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para modernizar contratos antigos de concessão rodoviária e é o quarto do tipo realizado pelo atual governo. Esta foi a primeira vez que houve concorrência, com a gestão do contrato passando para outra empresa.