
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (16) em 1.805 municípios de todos os estados brasileiros. Assim como no primeiro dia, os protocolos de segurança permanecem rigorosos. Os inscritos farão 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza.
No primeiro domingo de aplicação, 27% dos mais de 4,81 milhões de participantes confirmados não compareceram à prova. Mesmo ausentes, esses candidatos ainda podem fazer o exame deste domingo no local indicado no Cartão de Confirmação, disponível na Página do Participante. Já os inscritos afetados por desastres naturais ou por doenças previstas no edital poderão solicitar reaplicação, marcada para 16 e 17 de dezembro, como ocorre no caso dos 106 candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), impedidos de realizar o exame após um tornado.
Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O exame terá duração total de 5 horas, com término às 18h30. Somente será permitida a saída definitiva da sala após duas horas do início da prova. Participantes com tempo adicional poderão permanecer até 19h30, e aqueles que utilizam videoprova em Libras terão até 20h30.
É obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto, físico ou digital, pelos aplicativos oficiais do governo federal. Prints ou fotos não serão aceitos. A prova deve ser feita com caneta esferográfica preta, de material transparente. Itens como livros, anotações, eletrônicos, óculos escuros e acessórios devem ser guardados no envelope porta-objetos, lacrado e mantido sob a cadeira.
Lanches e medicamentos são permitidos, desde que embalados em material transparente. É proibido o porte de armas, o consumo de bebidas alcoólicas e o uso de qualquer dispositivo eletrônico. A comunicação entre participantes resulta em eliminação.
O candidato poderá levar o caderno de questões apenas nos últimos 30 minutos finais da prova. O cartão-resposta e a folha de redação não podem ser retirados em nenhuma hipótese. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas foram adiadas para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30.
As orientações completas estão disponíveis na Página do Participante, no portal do Inep.